terça-feira, 6 de maio de 2008

O sonho de criar jogos de computador.

Era uma vez um tipo que tinha o sonho de criar jogos de computador. Eu :)
Tive o 1º contacto com um computador aos 7 anos de idade (se não me falha a memória) :)
Era o Zx Spectrum do meu tio. Fiquei automaticamente fascinado com aquilo, tinha que perceber como tudo funcionava, como era possível eu com uma caixa de botões à minha frente, conseguir interagir com os bonecos que estavam na televisão.

No natal desse ano os meus pais ofereceram-me um Timex 48k e já nessa altura eu já sabia que tinha que aprender a fazer jogos.
Passava o meu tempo todo agarrado ao computador e por conseguinte não passou muito tempo até ter acesso aos primeiros pedaços de "código" de Basic.
Passei dias e dias a copiar pequenos programas em Basic para o meu Timex e a alterar para ver o que fazia, o que mudava enfim aprendia por experimentação.

Com o passar dos anos os conhecimentos em programação foram se acumulando, assim como os computadores: 2 Timex 48k, 1 Timex 68k, 1 Atari 512 St, pc 386 ...
Eu ia fazendo pequenos jogos, muitos deles nunca chegava a acabar, ate que, por volta do 3º ano de universidade, comecei a trabalhar, como programador e desisti de tentar fazer jogos.
Os jogos tinham evoluido muito e eram feitos em grandes empresas e todas eram no estrangeiro.
Não conhecia nenhuma empresa que fizesse jogos em Portugal.

O meu sonho de fazer jogos desvaneceu-se. Parecia um muito difícil de concretizar.
Com o passar dos anos perdi o gosto pela minha profissão de programador. Programar profissionalmente era agora uma coisa monótona e fazia-o só pelo dinheiro ao fim do mês.
Continuava a adorar programar mas não tinha nada que quisesse realmente programar e a única coisa que continuava a fazer era acumular conhecimento sobre programação e novas linguagens que ia aprendendo nos meus tempos livres.

Foi em 2005 que voltei a pensar em programar jogos.
Muito por causa de um amigo meu, não que ele me tenha convencido a o fazer mas porque ele estava nessa altura a abdicar do seu emprego onde ganhava bem para ir estagiar a custo zero para uma empresa onde tinha a hipótese de fazer que ele realmente sonhava fazer. Ele dizia que era melhor tentar agora mesmo que descobrisse que não tinha jeito, do que viver frustrado a vida inteira por nunca ter tentado. Disse na brincadeira que se não tentasse corria o risco de ficar carrancudo e bater na mulher e nos filhos (e ele ainda nem tem filhos :) )

Mas isto tudo fez-me pensar na minha profissão e o quanto estava a ser desinteressante.
Fiz a mim próprio a pergunta: O que eu realmente gosto de fazer?
E é incrível como conseguimos nos esquecer do quanto gostávamos de determinadas coisas mas não demorou muito para concluir que o que sempre sonhei fazer era Jogos de computador.

Claro que não fui tão radical como o meu amigo, não larguei o meu trabalho nem comecei à procura de emprego na área ( a oferta em Portugal nesta área é quase nula ou muito mal paga )
O que resolvi fazer foi algo diferente.

Comecei a reciclar os meus conhecimentos sobre jogos. Voltei a estar a par das notícias de desenvolvimento de jogos.
E comecei de novo (a aprender) a fazer jogos e vou neste blog contar a minhas aventuras e o desenvolvimento de jogos de computador.

Let the fun begin :)

Sem comentários: