quinta-feira, 8 de maio de 2008

O meu primeiro jogo

Depois de tanto tempo sem programar jogos achava que seria mais dificil de começar a programar mas nas minhas varias pesquisas pela net achei uma coisa muito interessante, o Midlet Pascal.

O Midlet Pascal era e é, uma aplicação que transforma um dialecto de pascal, muitíssimo parecido com o Turbo Pascal, num midlet de java. Ou seja gera um ficheiro do tipo jar que pode ser instalado num telemóvel que suporte java.

Eu achei aquilo muito simples de trabalhar e no site tinha um exemplo de um tetris muito simples de perceber o qual eu alterei montes de coisas para ter um tetris á minha maneira e principalmente para me adaptar ao Midlet Pascal.

Em dois dias já dominava bem o Midlet Pascal portanto comecei a fazer o meu primeiro jogo para telemóveis. :)
Como não tinha no meu telemóvel um jogo conhecido como "Same Game" resolvi faze-lo, porque era um jogo que gostava e era simples.
Fiz o jogo numa noite... bem para falar a verdade foi num madrugada acabei era 6 da manhã :)
Infelizmente já não tenho essa source em Midlet Pascal por razões que ainda vou explicar num post futuro.

Sorte a minha que traduzi o meu "Same Game" para Python e coloquei no PyGame precisamente aqui . Nesta altura já tinha o nome OvoOrb e tinha um gráficos mais apelativos que a versão original. Claro que não fui eu que fiz a parte gráfica. :)

O OvoOrb ainda teve mais uma tradução :) desta vez para Java e agora esta realmente pode ser jogada porque está online para quem quiser jogar. (http://games.online.co.pt/games/ovoorb/)

Bem por entre estas traduções fui evoluindo na Linguagem Java o que deu origem a outros jogos.

Até á história do próximo jogo. :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olhando para o jogo é caso para dizer... bolas, bolas, bolas!!!

Vai haver uma versão 2 disso ou quê?